top of page

Biografia de S.Ema. Chagdud Tulku Rinpoche

rinpoche.jpg

Chagdud Rinpoche foi um mestre de rituais, especialmente daqueles associados a Tara Vermelha e a Vajrakilaia, bem como um meditador de Dzogtchen. Ainda hoje ele é reconhecido pela qualidade de sua voz, demonstrada em gravações de Rinpoche cantando o tchöd de T’roma e o Rigdzin Dupa. Um dos primeiros lamas a residir nos Estados Unidos, ele mais tarde viria a se mudar para o Brasil e construir o primeiro templo tibetano tradicional na América do Sul. A ênfase dos seus ensinamentos sobre a motivação pura na prática espiritual, e em todas as atividades, inspirou milhares de praticantes.

​

Chagdud Rinpoche, Padma Gargyi Wangchuk, nasceu na região de Tromtar, em Kham, filho de Delog Dawa Drolma e Sera Kharto Rinpoche. Foi reconhecido como uma reencarnação de Chagdud Tanpai Gyaltsan, um sida nyingmapa do Chagdud Gonpa em Nyarong, mas recebeu seu treinamento inicial na tradição Drukpa Kagyu, no Tempel Gonpa. Após completar seu primeiro retiro de três anos e receber instruções de Sechen Khontrul, Sechen Rabjam, Bat’hur Khenpo T’hubga e Jamyang Khyentse Chökyi Lodrö, entre outros, Rinpoche retornou a Tromtar. Muitos anos depois, a conselho de Arik Rinpoche, iniciou seu segundo retiro de três anos sob a orientação de Tromge Trungpa Rinpoche, que lhe disse que a prática de Tara seria uma fonte fundamental de realização em sua vida.

​

Depois de seu retiro, Chagdud Rinpoche viajou para o Chagdud Gonpa e depois fez uma peregrinação para Lhasa, onde encontrou seu lama-raiz, Polu Khenpo Dorje. Em 1959, conduziu Khenpo Dorje com segurança à Índia. Durante essa árdua fuga rumo ao exílio, Chagdud Rinpoche expressou sua aspiração de entrar novamente em retiro extenso. Khenpo Dorje, no entanto, o aconselhou a apoiar o povo tibetano através de seus ensinamentos. Assim, pelo resto de sua vida, Chagdud Rinpoche foi um professor incansável, primeiramente dos tibetanos, e mais tarde, dos ocidentais.

​

Na Índia e no Nepal, Chagdud Rinpoche estabeleceu uma conexão profunda com Kyabje Dudjom Rinpoche e Dilgo Khyentse Rinpoche, os quais havia encontrado muito brevemente no Tibete. Também recebeu transmissões de Chökling Rinpoche em Bir. Como professor, Chagdud Rinpoche ficou famoso por treinar alunos na prática de Powa da linhagem de Longsal Nyingpo. Como praticante, tornou-se conhecido pela efetividade de seus rituais de Tara e Vajrakilaia, assim como pela ressonância poderosa de suas canções de tchöd.

 

Em 1979, Chagdud Rinpoche viajou para os Estados Unidos, realizando com isso as aspirações de alguns alunos ocidentais. Depois de muitos anos, atendendo aos pedidos de sua sanga norte-americana, estabeleceu a Chagdud Gonpa Foundation, atualmente uma rede dinâmica de centros e atividades, dentre as quais está a Padma Publishing, editora que já publicou traduções de quatro dos Sete Tesouros de Longchen Rabjam, do Estado Búdico Sem Meditação, de Dudjom Lingpa, e de A Marvelous Garland of Rare Gems, de Nyoshul Khenpo.

Durante sua permanência na Índia, Chagdud Rinpoche teve dois filhos, Jigme Tromge Rinpoche e Dawa Lhamo, com Karma Drolma, uma praticante consumada com quem Rinpoche teve uma conexão duradoura e benéfica. Nos Estados Unidos, casou-se formalmente com uma norte-americana, hoje conhecida como Chagdud Khadro. Esses quatro membros da família, conectados através de sangue e intenção, continuam a desenvolver as atividades de Rinpoche na Ásia e no ocidente.

​

Chagdud Rinpoche ensinou pela primeira vez no Brasil em 1991, onde ficou impressionado com a fé natural e o interesse dos brasileiros pelo Darma. Mudou-se para este país em 1995 e, durante os sete anos seguintes, até o seu parinirvana em novembro de 2002, estabeleceu mais de vinte centros no Brasil, Uruguai e Chile. Construiu o primeiro templo tibetano tradicional no Khadro Ling, a sede do Chagdud Gonpa Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, supervisionou o trabalho de tradução das sadanas e livros em português, e esculpiu numerosas estátuas, incluindo duas de grandes proporções de Guru Rinpoche e do Buda Akshobia.

Três dias antes de morrer, Chagdud Rinpoche completou uma estátua em tamanho natural do Buda Amitaba, que agora está no topo de um Zangdog Palri no Khadro Ling. Chagdud Rinpoche estava planejando o Zangdog Palri na época de seu parinirvana e desde 2002 este projeto tem sido levado adiante por seus alunos sob a direção de Dzongsar Khyentse Rinpoche, Jigme Tromge Rinpoche e Lama Rigdzin Samdrup.

​

O parinirvana de Chagdud Rinpoche ocorreu algumas horas depois de ensinar Powa para mais de trezentas pessoas no Khadro Ling; no início dos ensinamentos, ele fez uma alusão sutil ao fato de que iria ensinar por dois dias em vez dos três que haviam sido agendados. Ele permaneceu em estado de meditação, sem deterioração de sua forma física, por mais de cinco dias após sua última respiração, ao cabo dos quais foi levado do Brasil para o Nepal. Sua cremação, ocorrida um ano mais tarde, foi gravada em um DVD, Wisdom Fire.

Apesar de ter se adaptado facilmente ao ocidente, Chagdud Rinpoche ensinou os aspectos tradicionais do Vajraiana – as artes rituais, incluindo a feitura das tormas, música, mudra, arquitetura e assim por diante – de maneira precisa, de acordo com as linhagens que detinha. Era reverenciado por seus retiros de Dzogtchen, que aumentavam ano após ano, mas insistia que as práticas preliminares fundamentais precedessem a transmissão de Dzogtchen.

 

Como resultado, ele deixou um legado de praticantes diligentes, capazes de lidar com as dificuldades de retiros e empreender com confiança cerimônias elaboradas, tais como os drubtchens.

bottom of page